Iniciativa Solidária: IPSS Online

Iniciativa Solidária: Instituição Online

No âmbito do Curso Técnico de Multimédia do IEFP a decorrer no Polo de Formação de Lagos, foi proposta esta iniciativa solidária com o objectivo criar gratuitamente 7 sites para instituições, preferencialmente localizadas no distrito de Lagos.

A internet assume-se cada vez mais como o principal canal de comunicação e, independentemente da actividade, é indispensável ter uma presença na internet para estar mais próximo do seu público e disponibilizar informação acessível a todos. O facto de ter sido encontrado o Decreto Lei nº 172-A/2014, que obriga todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) a apresentar no seu site Institucional as contas do exercício, reforça a importância desta iniciativa para os formandos.

O que é a Iniciativa Solidária Instituição Online?

Esta é uma iniciativa dos formandos do Curso Técnico de Multimédia a decorrer na cidade de Lagos e que tem como objectivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos e ajudar Instituições que não têm um site na internet.

A criação deste site, para além de enquadrar-se no cumprimento das obrigações legais, possui várias vantagens para as instituições, tais como :

  • Apresentar a história da instituição, regulamento, estatutos e respostas sociais oferecidas;
  • Divulgar actividades, projectos, notícias e possíveis eventos;
  • Disponibilizar acesso a toda a informação exposta no site a todos os interessados;
  • Partilhar uma galeria de fotos das instalações e formulário para pedidos de informação.

Como funciona

Para realizar este projecto, foram criados sete grupos de trabalho, constituídos por dois elementos cada, sendo que cada grupo é responsável por gerir todas as etapas inerentes ao processo de desenvolvimento do site institucional.

  1. Seleccionadas as sete instituições, é atribuído a cada grupo uma instituição.
  2. Cada instituição será contactada para agendar uma reunião de briefing com o respectivo responsável/representante e os formandos, tendo como objectivo fazer o levantamento das necessidades.
  3. Reunida toda a informação necessária, prosseguirá a fase de planeamento do site, onde será arquitectada a estrutura do site e definidos os conteúdos (textos, imagens e documentos) a publicar no site, cuja entrega é da responsabilidade da instituição.
  4. Posteriormente dar-se-á início à fase de design e desenvolvimento, altura em que é implementada a estrutura do site, realizada a respectiva personalização gráfica e inseridos os conteúdos fornecidos pela instituição.
  5. Desenvolvida a versão protótipo do site, será iniciada a fase de testes e posteriormente, o site disponibilizado num endereço provisório para apresentação e validação do responsável/representante da instituição.
  6. Efectuados os ajustes e correcções finais, será registado o domínio com o nome indicado pela instituição, contratação do serviço de alojamento e disponibilização no domínio final

Aspectos a considerar

  • A criação do site é uma iniciativa solidária dos formandos do Curso Técnico de Multimédia a decorrer no IEFP – Pólo de Formação de Lagos, sendo o seu desenvolvimento totalmente gratuito;
  • Para disponibilizar o site na internet é necessário registar um domínio (endereço com o nome da instituição, por exemplo: www.nomedainstituicao.org) e um serviço de alojamento web (local onde ficará alojado toda a informação relacionada com o site), sendo estes os únicos custos que são suportados pela instituição;
  • O responsável/representante da deverá acompanhar o desenvolvimento do projecto, disponibilidade para estar presente em reuniões pontuais e para esclarecer em tempo útil questões relacionadas com o projecto;
  • Os conteúdos a inserir no site são da inteira responsabilidade do cliente e caso não sejam entregues na data estipulada, poderá comprometer a conclusão e o sucesso do projecto.

Como candidatar

As inscrições estão abertas de 17 até 21 de Abril de 2017 e devem ser realizadas através do formulário abaixo disponibilizado. Para mais informações, entre em contacto.

Partilhe com instituições que possam estar interessadas. Obrigado!