Não podemos negar que a internet e a evolução tecnológica tiveram um grande impacto nos hábitos e comportamentos das pessoas, alterando a forma como nos comunicamos e relacionamos em sociedade.
A crise mundial provocada pela pandemia tornou ainda mais evidente a importância da tecnologia digital na globalização das economias e transformou definitivamente as nossas vidas.
Forçou a adaptação das empresas a uma nova realidade, onde o consumidor está frequentemente na internet a pesquisar informação, a comparar preços ou a comprar online, a consumir conteúdos nas redes sociais, a comunicar entre si, etc.
Por isso, queres criar ou expandir um negócio tens de estar preparado para a nova Era Digital. Continua a ler este artigo para conheceres os desafios e as oportunidades da economia digital.
O que é a economia digital?
Totalmente baseada no uso da tecnologia, a economia digital consiste na transformação de processos de negócios e competências para o ambiente digital.
Esta é uma oportunidade de ouro para explorar novos mercados internacionais e alcançar consumidores cada vez mais digitais, criando novos modelos de negócios que utilizam a tecnologia para automatizar processos, promover o trabalho colaborativo e melhorar a produtividade.
A economia digital abrange uma série de plataformas, sistemas, e equipamentos que interagem entre si e fazem parte da nova economia. Estou a falar da própria internet, de sistemas de gestão, do comércio digital, da inteligência artificial, da tecnologia blockchain, das moedas digitais, robótica, entre outros.
Como funciona a economia digital?
O uso irreversível das tecnologias de informação, bem como as tendências dos consumidores, a forma como se relacionam com as marcas e a forte adesão às compras online provocou a transformação digital nas empresas.
Assim, a economia digital tem como base de funcionamento a integração de recursos tecnológicos para aumentar a rapidez de execução, eficácia e fiabilidade das operações, que incluem actividades como pagamentos online, marketing digital e outras que ocorrem no meio digital.
Além disto, a economia digital permite a criação de novos modelos de negócio, como a economia partilhada, marketplace, subscrição e outros, que tem potencial para aumentar a inclusão financeira e a competitividade global.
Queres receber no teu email conteúdos gratuitos sobre negócios online e marketing digital?
Os principais benefícios da economia digital
Inovação: estando a economia digital em constante evolução, a empresa que se adapta e integra as novas tecnologias na sua estratégia de negócio tem uma maior vantagem competitiva e capacidade para se destacar no mercado.
Aumento de produtividade: a utilização adequada das tecnologias digitais facilita a automatização de processos, melhora a comunicação e a velocidade das transacções, aumenta a eficiência do negócio e reduz custos.
Personalização: a análise de dados possibilita a criação de experiências personalizadas de produtos e serviços que aumentam a satisfação dos clientes e, consequentemente, a sua fidelização.
Flexibilidade: a economia digital permite uma nova modalidade de trabalho colaborativo à distância, transformando a forma como a empresa e as pessoas comunicam, partilham informação e realizam o seu trabalho.
Inclusão financeira: a economia digital pode ajudar a inclusão financeira a pessoas que não têm acesso a serviços financeiros tradicionais, através da oferta de soluções digitais acessíveis como abrir conta bancária, pagamentos, criptomoedas, entre outros produtos.
Novos mercados: através da economia digital podes explorar mercados internacionais e oportunidades de negócio, seja através do comércio digital ou outras plataformas de vendas online.
Como acompanhar as tendências
Costumo dizer que, para acompanhar as mudanças e evolução do mundo digital é preciso gostar de aprender e por isso, para estar a par das tendências da economia digital é fundamental:
– Seguir blogs especializados e especialistas, para estar actualizado sobre as últimas novidades da economia digital, obter insights valiosos para aplicares no teu negócio e ter referências que te inspiram.
– Participar em eventos relacionados com a economia digital pode ajudar a compreender a evolução tecnológica e fazer networking com profissionais da área.
– Utilizar ferramentas de análise de dados para perceber o comportamento dos consumidores e estudar o mercado para saber como as empresas estão a adaptar-se à nova economia digital.
O futuro das profissões
A economia digital tem criado muitas alterações no mercado de trabalho, exigindo novas competências e habilidades importantes para a adaptação das pessoas e empresas à nova realidade digital.
Estas são algumas das principais profissões na Era Digital:
– Programador de software.
– Especialista em Marketing Digital.
– Gestor de eCommerce.
– Especialista em inteligência artificial.
– Profissional de cibersegurança.
– Especialista em Internet das coisas (IoT).
– Programador de blockchain.
O futuro já chegou e, num cenário onde as mudanças acontecem a um ritmo acelerado, os empreendedores e empresários devem adaptar as suas estratégias para entrar na economia digital e oferecer uma óptima experiência ao consumidor.
Como tens preparado o teu negócio para a nova economia digital?
Deixa nos comentários a tua opinião.
Se precisas de ajuda para entrar no mercado digital sem perder tempo e dinheiro, clica aqui.
Um bem-haja e até à próxima!
Bruno José